quinta-feira, 3 de novembro de 2022

A Praça Amazonas, Belém, Pará não é mais a mesma...

 

A Praça Amazonas, localizada no final da Av. 16 de novembro e que limita os bairros da Cidade Velha e Jurunas, Belém, Pará, não é a mesma! Nela, décadas passadas, em minha juventude, era em suas calçadas que eu pedalava alegre e feliz a minha bicicleta. Passava horas e horas circulando por ela. A curta distância - uma quadra da casa de meus pais - favorecia este passeio, quase diário. O que vi agora, 02/11/22, foi um calçamento levado da breca, o busto de Oswaldo Cruz todo danificado - As placas foram roubadas e o busto do famoso cientísta brasileiro imundo de excrementos de pombos e dos pets; Equipamentos - escorrega, balanço, etc. - do parque completamente inutilizados; Árvores da arborização infestadas de ervas parasitas; bancos de madeira estragados e os canteiros bastantes descuidados.  Lembrei que naqueles tempos de juventude, existiu um vereador - Gonçalo Duarte - realmente um agente do povo. Lembro que as ruas do bairro não tinham calçamento, muito menos asfalto, e ele arrigimentava os presos do então Presídio São José - Hoje Espaço São José Liberto - que localiza-se de frente pra praça, e com eles fazia o aterramento das ruas circunvizinhas quase intransitáveis, com entulhos trazidos das casas antigas demolidas no hoje chamado Centro Histórico de Belém. É bom lembrar que a maioria dos terrenos onde se ergueram as moradias do bairro eram ambientes de igapós e várzeas do Rio Guamá e Pará, cujas margens são bastantes próximas daí. Assim está a Praça Amazonas, esquecida e abandonada...





























2 comentários:

  1. Que desmazelo, né Gondim?
    Belém é tão linda e tão mal cuidada, como ocorre com muitas ades brasileiras que só começam a ser bem cuidadas do Paraná prá baixo. Você conhece Maringá, Lajes, Rio Negro, e as capitais? Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre?
    Lindos parques, avenidas arborizadas, limpas.
    Belém tem o potencial de ser assim,mas infelizmente...
    Um abraço meu bravo amigo!
    Continue assim, lutador.
    Miguel Petrere

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô meu dileto amigo Miguel petrani Júnior Pois é mano velho olha é tristeza né cara a gente vê essas situações que encontramos na cidade tá bom Realmente é muito triste cara e não é só falar não eu tenho observado na Praça Batista Campos na Praça da República essas duas que eu Visitei ultimamente tá bom também tem a questão que eu chamo síndrome do Shopping que as famílias né classe média aí tudo mais preferem visitar prefere passear em shopping aqui em Belém é eu combate isso até entre a minha família meus filhos primogênito rapaz só quer passear com as crianças dele no shopping vai no parque vai lá no bosque vai no museu não quero ir lá no shopping né só artificial ar condicionado Aquela aquele ambiente fechado de ar contaminada que eu acreditei e é isso aí tá bom mas as Praças e repito está muito muito muito muito muito abandonadas aqui tá bom(Experimentei pela primeira vez aqui no blog, a inteligência artificial do smartphone. Tô de mómó...Desculpa os erros etc). Bom dia! Obrigado!!!

      Excluir

Comente! Será uma grande alegria compartilhar seu comentário.