segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Era um filhote de garça Maria-Faceira (Syrigma sibilatrix)...


Com a ajuda decisiva do grande Ecólogo e Meu Estimado Guru, Dr. Herbert Schubart, o filhote morto coletado no canteiro da ciclo via da Marquês de Herval, perímetro compreendido entre as travessas Humaitá e Vileta, Belém, Pará, o mesmo foi identificado zoologicamente. Trata-se de um filho da Garça-Faceira (Syrigma sibilatrix), comum na região e que prefere áreas recém abertas, beiras de rios e lagos. Ao fim, assista as apresentações de dois vídeos capturados na internet: 1.º) Filhote vivo; e, 2.º) Descrição editada e detalhada da espécie Garça-Faceira (Syrigma sibilatrix).



















5 comentários:

  1. Garça Faceira, belo nome, né Gondim?
    E o nosso Schubart, como sempre, identifica tudo, desde insetos, todos, até baleias!
    Grande e querido Schubart!
    Miguel Petrere

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Faceira. Tem a do Ver-o-Peso que é s namoradeira... O Meu Estimado Grande Guru é um exímio Observador de Aves! Pedi ajuda pra ele.
      Obrigado, meu amigo "anônimo" Miguel Petrere de Jr.

      Excluir
    2. Olá Miguel. Estou lhe devendo uma resposta, né!? Grande alegria em encontrar você aqui no território do grande Gondim!

      Excluir
  2. Prezado Gondim! Fiz a sugestão de identificação inicial, já tarde da noite, sem maiores averiguações, baseado na coloração do bico e da pele em torno dos olhos. Definitivamente vi que não se tratava da garça-vaqueira, como você imaginava. Analisando agora com maior vagar as fotos na sua interessante reportagem, e consultando o site Wikiaves, me incomodou o fato da maria-faceira não ter ocorrência registrada no Pará e também não apresentar nos filhotes a coloração verde-claro muito distinta dos tarsos (patas), presente no exemplar que você encontrou. Pesquisando com cuidado dentre as espécies registradas no Pará, chego agora à conclusão que o filhote encontrado por você apresenta todas as características do socozinho (Butorides striata). Veja por exemplo o seguinte registro no Wikiaves: https://www.wikiaves.com.br/910084&t=s&s=10157 . Me desculpe pelo transtorno. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops! Nada de transtorno, Schubart! Fica frio. O importante disso tudo é o triste fato constatado: a morte de um filhote de espécie silvestre encontrado morto em um canteiro de uma avenida movimentada de Belém. Vou atualizar, ou melhor, o teu riquíssimo e esclarecedor já é a devida atualização. Desculpa. Grande abraço. Obrigado.

      Excluir

Comente! Será uma grande alegria compartilhar seu comentário.