sábado, 25 de janeiro de 2020

AS ÁRVORES PARA O MEU PRIMEIRO TRIO DE FILHOS E PARA O PRIMEIRO PAR DE NETOS.

Foi realizado hoje, 25 de janeiro de 2020, no final da manhã, o plantio de mudas simbolizando os meus primeiros três filhos e os meus primeiros dois netos. No canteiro central da av. Marquês de Herval com a trav. Chaco, Pedreira, Belém, Pará, cerca de 200 metros de distância de casa. Foram plantadas uma muda de Aceroleira, escolhida pelo Carlos Henrique, 38 anos;
Imagem 02: Acerola (Henrique).
Imagem 03: Ipê (Renato).
 escolhido pelo Carlos Renato, 40 anos e Taperebazeiro,
Imagem 04: Taperebazeiro (Jr.).
 Carlos Júnior, 43 anos. Ainda, representando os meus primeiros dois netos, uma Sapotilheira,
Imagem 05: Sapotilheira (Gabriel).
 o Gabriel, 06 anos e uma Pata-de-Vaca,
Imagem 06: Pata-de-Vaca (Ricardo).
 o Ricardo, 01 ano. Nesse canteiro existem uma pequena árvore de ipê com cerca de 1,50 metro de altura e uma castanholeira, com cerca de 7 metros de altura, além de um canteiro enfileirado com ixora. Chama a atenção no canteiro próximo, uma árvore de Samaumeira. Concedi-lhes a função de guardiã-mãe do canteiro. O piso é revestido com grama. 
Imagem 07: Canteiro central da av. Marquês de Herval, esquina com a trav. Chaco.

Imagem 08: Canteiro central da av. Marquês de Herval, esquina com a trav. Chaco, vendo-se o pé de castanhola.

Imagem 09: Canteiro central da av. Marquês de Herval, esquina com a trav. Chaco. Vendo-se o jardim de ixora.

Imagem 10: Canteiro central da av. Marquês de Herval, esquina com a trav. Chaco. Vendo-se o jardim de ixora.

Imagem 11: Canteiro central da av. Marquês de Herval, antes da esquina com a trav. Chaco. Vendo-se a majestosa Samaumeira.
As covas foram abertas com espaçamento de cerca de 3 metros umas das outras, afastadas da borda do canteiro cerca de 1,0 metro. As dos netos cerca de um metro de distância do taperebazeiro para dentro do canteiro, em uma figura aproximada de triângulo equilátero, cujo vértice foi ocupado pelo pai, isto é, pelo taperebazeiro. Ao abrir as covas, com cerca de 20 cm de profundidade, percebi que minutos depois, seu fundo foi preenchido por água. 
Imagem 12: A água aflorou nas covas recém abertas.
Isto me fez lembrar que este canteiro foi construído na av. Marquês de Herval, décadas passadas, exatamente para fechar o cruzamento com a trav. Chaco. Na ocasião, a trav. Chaco já era asfaltada e só fizeram colocar piçarra para elevar o nível do canteiro e depois terra preta para receber o jardim, portanto, seria essa a razão da água aflorar nas covas, pela falta de infiltração suficiente em seu sub solo. Isto exigirá um esforço maior dessas árvores para tornarem-se adultas, conjecturei eu.
Aproveitei a ocasião e desenvolvi um "diálogo" sem Libras mas com gestos, com uma câmara de segurança de uma empresa de segurança-- haja segurança! -- que está localizada bem na esquina da trav. do Chaco com a Marquês. Esta câmara está dirigida exatamente para o canteiro. Com gestos corporais, convidei para que essa empresa seja uma das guardiãs das mudas recém plantadas. Vamos ver...
Imagem 13: As câmeras guardiãs (?!).
Em seguida, atravessei a av. e fui falar com uma moradora que estava sentada na frente de sua casa, na av. Marquês, quase esquina da trav. Chaco. Minha intenção era arregimentar mais guardiões. Para minha felicidade, ela me apontou dois pés de cajueiros que ela plantou lá, faz anos. Os mesmos estão adultos hoje. -- Mais uma guardiã!, -- pensei eu.
Não instalei os anéis (pneus) de proteção nem  4 tutores, porque, por incrível que pareça, não encontrei nenhum pneu jogado como entulho na rua e só encontrei um cabo de vassoura!
Encerrada a minha diversão aí, fui visitar a minha trinca de árvores que representam a minha segunda ninhada de filhos e que foram plantadas no sábado passado no canteiro central da av. Pedro Miranda, esquina da trav. do Chaco. Encontrei todas as três mudas felizes e maravilhosas. Pudera! Estão tomando banho de chuva todos os dias! Me reclamaram, porém, do barulho dos motoristas estressados que por lá passam quase sempre buzinando.
Imagem 14: A Monguba (Cadu) no canteiro central da av. Pedro Miranda, esquina da trav. Chaco, sentido centro - bairro.

Imagem 15: A Palma de Manila (Bibi) no canteiro central da av. Pedro Miranda, esquina da trav. Chaco, sentido centro - bairro.

Imagem 16: O Ipê (Pepê) no canteiro central da av. Pedro Miranda, esquina da trav. Chaco, sentido centro - bairro.

 Finalmente, segui mais adiante e fui tratar da muda de ipê e do Pau Brasil que eu e o Mestre Pedro, plantamos na mesma avenida, alguns meses atrás. 
Imagem 17: Preparo para o trato cultural no pé de Ipê plantado no canteiro central da av. Pedro Miranda, esquina da trav. Humaitá, sentido centro - bairro.

Imagem 18: O pé de Ipê depois do trato cultural de limpeza ao redor da planta. Está plantado no canteiro central da av. Pedro Miranda, esquina da trav. Humaitá, sentido centro - bairro.

Imagem 19: O pé de Ipê (C. Gondim), na frente e o pé de Pau Brasil, (Mestre Pedro) atrás, ambos plantados no canteiro central da av. Pedro Miranda, esquina da trav. Humaitá, sentido centro - bairro.

Agora na esquina com a trav. Humaitá. Removi o pneu que instalei como proteção da muda e realizei o trato cultural de roçagem ao redor do ipê. Como digo sempre, não basta plantar, é preciso cuidar das mudas por um bom tempo até que elas tornem-se adultas -- mesmo assim, SEMPRE os cuidados e carinhos serão necessários.
Finalmente, montei no Triciclo Feliz e retornei mais feliz ainda pra casa.
VÍDEOS: 
N.º 01: Canteiro, antes dos plantios:

N.º 02: Canteiro, depois dos plantios: 
a)

b)










(*) Todas as imagens e vídeos são de minha autoria.



3 comentários:

  1. Boa GRANDE Gondim! Meus parabéns amigo querido. Se Belém tivesse 100 Confins seria ainda mais linda! A secretária da PG me avisou que tem um envelope que vc me enviou. Quando for no ICB, vou apanhá-lo. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo. Estou tentando, estou tentando! Já fiz 06!!! Kkkk!!!!
      Sim! Vais te surpreender ao ver o que tem dentro do envelope.

      Excluir
    2. Obrigado, chego aí no dia 29. Um abração!

      Excluir

Comente! Será uma grande alegria compartilhar seu comentário.