sábado, 4 de janeiro de 2020

DOIS BONS FATOS E UM, NEM TANTO.

Durante a minha triciclada de hoje, 04/01/20, sábado pela manhã, dois bons fatos foram por mim presenciados e um nem tanto. Vejamos:
1) FATO BOM N.º 01: Alcancei a área do Santuário de Fátima ao final (ou será início?) da ciclo via. Fui ver a muda de Pau D'Arco que tinha plantado três meses passados (08/10/2019) aproximadamente. Minha insistência valeu a pena, ou valeu o verde! Depois da primeira muda ter sido arrancada pelos peladeiros do lugar (soube isso depois), plantei outra, só trocando a sua posição. Em vez do centro do campo (de pelada!) coloquei a nova muda em um dos cantos (escanteio). Se passaram quase 90 dias e eu não tinha voltado pra vê-la como estava. Hoje, porém, para a minha grata surpresa, à encontrei. Protegida certamente por uma touceira de capins que cresceram ao seu redor. Meu senso agronômico me mandou capinar, mas instantaneamente, disse não. -- Assim, a muda está protegida dos vândalos e outros seres... 
Registrei com imagens e vídeo. Que bom!
 

2) FATO BOM N.º 02: Durante a minha ida pela ciclo via da av. Marquês de Herval, altura da trav. Angustura, sentido av. Dr. Freitas, presenciei um fato que para mim, demonstra insofismavelmente quando os moradores exercem seus direitos plenos de cidadãos. Uma enorme decoração de fim de ano instalada por eles no canteiro central da avenida ornava as margens da ciclo via. Estruturas simples, baratas mas muito significativas, ocupavam o quarteirão inteiro. Pensei: -- Na volta documentarei. Segui em frente. Ao retornar, decidi então registrar este fato. Pela trav. Angustura alcancei a ciclo via onde se iniciava a decoração.Comecei à filmar. De repente, cerca de 15 segundos depois e alguns metros adiante, a decoração não existia mais. Tinha sido desinstalada no intervalo de tempo que durara minha triciclagem até o Santuário de Fátima, cerca de duas horas...



3) UM FATO RUIM. Talvez, minha ansiedade tenha feito minha decisão de não fotografar e filmar a decoração acima descrita. Penso que a vontade de chegar na ciclo via da av. Duque de Caxias e conferir a Alameda dos Açaizeiros instalada no sábado passado, dia 28/12/19, tenha sido marcante pra isso. Pois bem. Alcancei a ciclo via da Duque pela Dr. Freitas. Segui em direção ao Santuário de Fátima. A alameda está no quarteirão compreendido entre as trav. Lomas Valentinas e Angustura. Ao me aproximar olhei para os locais onde tinha instalado as plaquetas, necas! Nenhuma das 2 placas estavam mais lá. 

Segui. Ao chegar próximo da trav. Angustura, onde tem a guarita da associação dos taxistas, ASTAVEN, a plaqueta da esquerda estava lá, já a da direita, mais próxima da guarita, "já era"! 
 
Decidi não parar para investigar e segui em frente até o Santuário.
 
Talvez  para que meu cérebro tivesse tempo de levantar algumas hipóteses para o sumiço de 3 das 4 plaquetas da alameda, ou quem sabe, eu não me alterar intempestivamente com algum dos taxistas lá presentes... Depois de quase uma hora retornei ao local e aí sim, parei o triciclo e conversei com dois taxistas que lá estavam. Não eram os mesmos com quem eu tinha conversado no sábado passado. Nenhum dos dois viu o que aconteceu. Elogiaram a minha iniciativa. Sentiram a falta mas não presenciaram o acontecimento. Trocamos mais algumas frases e me mandei. Antes, porém, fotografei e filmei o acontecido. Francamente não tenho e não quero ter nenhuma hipótese para o ocorrido. Teria sido ação de vândalos? Para que serviriam umas placas simples de papel A4, impressas em jato de tinta colorida e plastificadas como se fossem meros documentos? As hastes delas, 40 cm de um pedaço de madeira fino cortado em fasquio, reuso de uma moldura de um velho espelho, pra que serviriam? 
 
 
 
 
A única certeza que tenho é que esse fato não irá me impedir de insistir em demonstrar a minha gratidão e apreço por uma figura pública, marcante e histórica da agronomia amazônica e brasileira.
Podem estar certos disso.
(*) Todas as imagens e vídeos são de minha autoria, com exceção das imagens das frases que foram capturadas na internet.

8 comentários:

  1. Você está de parabéns bom dia . Lindo demais este trabalho que vc faz

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Me divirto e gosto de fazer assim.

    ResponderExcluir
  3. Agora acertaste, ao planrar na lateral do campinho da gurizada. Esse Ipê dará sombra e embelezará ainda mais a frente da Igreja, parabéns👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Me lembrei que um dia eu também fui mulek e brincava muito na rua...Bola e outras brincadeiras.

      Excluir
  4. Gostei das frases edificantemente vitoriosas!!!
    Quanto as plaquinhas..que tal fazer outras e colocá-las presa no alto dos açaiceiros, com o aviso...."tamos juntos👍" para sensibilizar os transeuntes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As frases foram o meu jeito de reagir ao fato do roubo das plaquetas.Não às coloquei nos troncos para não poluir a paisagem.Pensei em ser mais discreto...

      Excluir
  5. Caro amigo Carlos para nos que gostamos da naturesa isso e muito bom faz bem a nossa alma mas sempre vamos encontrar obstaculos a ser vencidos parabens pelo seu cuidado com a naturesa

    ResponderExcluir

Comente! Será uma grande alegria compartilhar seu comentário.