sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Tributo à uma grande Mestre!








             Penso que foi uma das mais emocionantes tricicladas que eu já realizei em minha vida. Não, não trata-se de ter batido algum récord de distância ou tempo! Porém, foi emblemática. Pela primeira vez, consegui concretizar uma homenagem à um/a mestre que com seus ensinamentos atravessou em minha vida de jovem! E mais: Em uma fase decisiva de minha escolha que profissão seguir pelo resto de minha existência. Agora, início de 2022, em minha diversão - que é bem diferente de trabalho - de localizar e me comunicar com os meus grandes mestres - todos do curso de graduação em agronomia - localizei a Professora Alda Monteiro. Imediatamente me comuniquei com ela usando uma das tecnologias digitais - a vídeo chamada. Talvez, eu quizesse confirmar mesmo se era a pessoa que procurava. Pra minha feliz surpresa era ela mesma! O que mais me chamou a atenção, porém, foi a sua joviedade e otimismo além de uma comunicação alegre e simples. (Devo dizer que convivemos por várias décadas como docentes no mesmo departamento - Fitotecnia, da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, FCAP, atualmente Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA - sempre com cordialidade e respeito.) De modo geral, à medida que a idade avança ficamos ranzinzas, intolerantes e de mal humor. Mas a professora Alda, não! Transmitiu otimismo, alegria, enfim, uma pessoa feliz, totalmente feliz! Passamos a nos comunicar frequentemente via Whatsapp. Finalmente, decidi mais uma vez contrariar o que sabiamente o Papa Francisco escreveu alguns anos atrás - que o homem é um ser estranho... e dediquei dois "mimos" - pequenos objetos decorativos - que construo frequentemente em minha outra diversão rotineira caseira. Um mini Vaso Pendente Lâmpada LED com uma muda de Callissa e um boquê de flores "plástico-metálicas"de desodorantes aerossóis, minha última invenção no reuso de materiais domésticos. Fiz o "delivery" hoje, 26/08/22, pela manhã, montado em meu tricíclo. Não tinha certeza de que iria encontrá-la presencialmente, mas mesmo assim fui! E foi assim que aconteceu. Me identifiquei na portaria do prédio onde ela mora e pedi ao gentil porteiro que fizesse chegar às mãos da estimada professora Alda Monteiro. Antes, registrei este momento com uma foto da sacola entregue na portaria. Peguei o rumo de casa alegre e feliz de ter concretizado um ato simples, porém, bastante escasso nos dias atuais: a gratidão, o reconhecimento às pessoas que nos ensinaram e nos ajudaram a ter as ferramentas para que com autonomia e conhecimento pudessemos enfrentar com sucesso os desafios de nossas vidas! Tive muitos mestres, certamente. Mas faço na figura da Professora Alda Monteiro, minha eterna homenagem de gratidão e reconhecimento a todos eles que cruzaram em minha existência. Do Jardim de Infância aos cursos de pósgraduação!


4 comentários:

  1. A gratidão é a memória do coração!!!
    Parabéns Gondim!
    Miguel Petrere

    ResponderExcluir
  2. De aluno/professor/mestre para professora/mestra.
    Os conhecimentos adquiridos na longa caminhada da vida acadêmica,
    São os melhores legados a serem repassados para .
    as gerações futuras.
    Assim que nossa família/sociedade
    harmoniza nosso crescimento como.pessoas melhores.
    Haje memória e caráter para manifestar a gratidão tão merecida por todos os professores.(as) mestres.
    "O mundo depende dos filhos que deixarmos......corrplete por gentileza....parafraseando a frase do filósofo Mário Sérgio Cortela.
    Sublime professor Gondin.
    Parabéns vizinho.
    Boa noite.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obtigado pelo teu comentário "anônimo", que todavia desconfio quem seja...
      Completando... “O mundo que vamos deixar para os nossos filhos, depende dos filhos que vamos deixar para este mundo.” (Mario Sérgio Cortella, filósofo, mestre e doutor em educação).

      Excluir

Comente! Será uma grande alegria compartilhar seu comentário.