sábado, 12 de janeiro de 2019

O UNIVERSO CONSPIROU POSITIVAMENTE HOJE.

Meu objetivo na triciclada de hoje, 12/01/2019, sábado, era somente e apenas somente, visitar meu grande amigo de utopias sócioambientais e culturais o poeta e escritor Antônio Juraci Siqueira, o Filho do Boto. Fazia tempo que eu não o via, apenas o lia e via, na internet e em outras mídias. Como ao final do ano passado, surpreendentemente o aerograma com minha mensagem de final de ano, me foi devolvida pelos Correios, constando a anotação de que o destinatário "mudou-se" -- um fato desconhecido por mim -- fui conferir. Sim, fui conferir na certeza de que ele não teria se mudado da Passagem Felicidade -- quanto simbolismo para o Triciclo Feliz! 
Alguns dias atrás contudo, um outro amigo meu de  idênticas utopias, me ligou confirmando que recebeu o meu aerograma e, questionado afirmou categoricamente que o Jura continua morando na Passagem Felicidade!!! Como São Tomé, porém, pediu pra mim esperar e fez uma ligação para o Jura. Em seguida me confirmou. Não tinha nada de visagem, assombração ou outro fenômeno das forças ocultas. As imagens e o vídeo feitos na casa dele comprovam de forma indiscutível isso, contando com a anuência de sua cadelinha Lili, que latiu quase o tempo todo, como querendo "dizer" que ele era sim o Juraci!!!
Conversamos um pouco. Ele estava pegado na arrumação de seus quadros, troféus, medalhas, diplomas e muitos outros atestados de reconhecimento de sua dedicação e competência como escritor e poeta genuinamente paraense!
Lhes entreguei em mãos o aerograma, presenteei-lhe com uma muda de camapu, nos despedimos e peguei o rumo de volta pra casa.
Devo dizer que Inverti um pouco a sequência temporal desta narração, na ânsia de relatar o meu encontro com o Jura. Mas na rota ainda de ida até a Passagem Felicidade aconteceu um fato que reputo, como uma conspiração positiva do universo! Ao aguardar o fluxo dos veículos seguir na av. Alcindo Cancela, bem em frente à um supermercado lá existente, ao olhar para o lado esquerdo da avenida, vi um senhor abrindo a mala de seu táxi, que provavelmente faz ponto nesse local. Olhei para o dito e numa fração de milésimos de segundos falei em um tom quase baixo, porém, audível: -- Catatau!. Ele olhou paralisado em minha direção. Repeti: -- És o Catatau?! Ele balançou a cabeça afirmativamente. Eu, imediatamente encostei o Triciclo Feliz ao meio fio e o abracei! -- És o Gondim? -- retrucou ele. Fazia mais de 50 -- eu disse cinquenta -- anos que não nos víamos! Fomos colegas no Colégio Nazaré até os anos de 1969!!!
Outra conspiração positiva do universo a meu favor: Estava eu retornando pela ciclo faixa da rua dos Mundurucus.  Certa altura avistei uma senhora ao meio fio, em posição de quem estava chamando um táxi. -- D. Lourdes! -- Falei alto, tentando abafar o trânsito no local. Ela imediatamente virou em minha direção. Saí da ciclo faixa, atravessei a rua e fui ao seu encontro. D. Lourdes trabalhou na FCAP/UFRA quase no mesmo período que eu.
Ativista e competente profissionalmente, sempre dialogávamos por lá. As últimas ocasiões em que nos comunicamos foi ano passado, um pouco antes das eleições. Deliberadamente saí de uma das redes sociais e deixamos de nos "ver". Por cima de tudo, minha agenda telefônica que guardava seu número, "levou farelo". Assim, este reencontro inusitado, inesperado, porém, feliz aconteceu hoje. Conversamos ali mesmo. Como ela tinha compromisso marcado, fizemos algumas imagens, trocamos telefones, doei-lhe uma muda de camapu e nos despedimos.
Cheguei em casa aliviado em saber que a minha memória fotográfica parece que está 100% funcional, e, cada vez mais convicto que a tal da Teoria da Conspiração existe de verdade. Será?

(*) Todas as imagens e vídeo são de minha autoria.O mapa satélite foi editado a partir do Google Map.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Será uma grande alegria compartilhar seu comentário.