Contrariando todas as expectativas -- De eu acordar de madrugada! A concentração foi às 06 horas e a saída às 07 horas -- o Triciclo Feliz participou do passeio Movimenta O Liberal, na manhã deste domingo, 25/11/18. Mas não foi só participar, por participar. Também aproveitou a presença de quase 2.000 participantes e fez doação de mudas de plantas, especialmente de Tento Vermelho (Adenanthera pavonina, Linnaeus).
O trajeto, segundo a organização totalizou cerca de 14 km. A saída foi da sede de O Liberal, na av. Rômulo Maiorana, seguiu pela trav. Perebebuí, av. Duque de Caxias, rua Protásio Lopes, av. Júlio César, passando pelas avenidas Doutor Freitas, Pedro Miranda, Alcindo Cacela, Magalhães Barata, José Bonifácio, Duque de Caxias, Perebebuí e encerrando no pátio da sede de O Liberal.
Não consegui acompanhar o ritmo dos ciclistas, esqueitistas e patinadores. Fiquei pra trás já na av. Dr. Freitas com a av. Pedro Miranda. Mas, não desisti. Segui em frente imaginando que iria alcançar os participantes na UNAMA, local previsto para uma parada. Em vão. Quando lá cheguei, já tinham partido novamente. Fui em frente e decidi cortar caminho quando soube através de um morador da av. Alcindo Cacela com a trav. Domingos Marreiros, que eles já tinham por lá passados. Consultei o trajeto que tinha e resolvi aguardá-los na esquina da av. José Bonifácio, próximo da av. Duque de Caxias. Me mandei pra lá. Alcancei a av. Duque de Caxias e nada do cortejo passar. -- Será que já passaram por aqui? -- perguntei para um frentista de um posto de combustíveis mais adiante. A resposta foi sim. Então não decidi parar mais até chegar ao ponto final do passeio, ou seja, no pátio da sede do O Liberal. Foi o que eu fiz. Estava acontecendo um show musical e sorteios vários. Foi ai que aproveitei a oportunidade de cumprir a minha missão: Fazer as doações das mudas. Foi o que eu fiz, além de reencontrar diversos ex-alunos.
Recebi o reconhecimento de algumas pessoas, aprovando o meu gesto "profundamente ecológico" de doar mudas.
Finalmente, faço um comentário sobre o evento em si.
A parte de apoio logístico foi ótimo. Estavam presentes o 192, o DETRAN e outros órgãos de segurança que orientavam e assistiam os participantes. O que não gostei foi a velocidade aplicada para o desenvolvimento do passeio. Como o próprio nome dizia, era um passeio e não corrida. Vi alguns casais ciclistas que levaram seus filhos menores. Alguns deles, também ficaram para trás devido às pequenas barbeiragens e pela pouca ou nenhuma experiência que os pimpolhos tinham de pedalar as bikes em avenidas e ruas com um monte de ciclistas, ao redor. Segundo notícia hoje publicada em http://agenciabelem.com.br/Noticia/178760/movimenta-liberal-leva-ciclistas-skatistas-e-patinadores-as-ruas-de-belem, o passeio foi completado em menos de uma hora! Se essa estimativa está correta -- e acredito que sim, -- dá uma velocidade média de cerca de 14 km/h!
O meu Triciclo Feliz faz no máximo 3 km/h!!! Ufa!!!
Se é passeio, um dos seus objetivos deveria ser o de apreciar a paisagem, a cidade que vivemos, dialogar sem pressa ou buzinas. Quase 100% do tempo que nela estamos transitando, o fazemos apressados, sem tempo de curtir as paisagens, gentes, plantas e bichos que nela vivem. Voltei pra casa mais leve, com certeza. Tinha feito a doação de todas as mudas que levara.
Só não cumpri integralmente o trajeto, mas pudera, né?!
Com exceção das imagens n.ºs 01, 06, 07 e 08, todas as outras, inclusive o vídeo são de minha autoria.
Concordo contigo Gondim, é passeio e ñ corrida, ñ tinha motivo para a pressa pois pódio ñ havia.
ResponderExcluirMais gostei de ver a tua persistência em encontrar os velocistas e no final, cumprir a tua missão, parabéns aproveito para agradecer as três mudas de Ipê, obrigada.
Olá!
ExcluirSei quem é o, ou melhor, a Unknown, mas não vou dizer o nome!
É isso aí. O que vale mesmo é participar
Espero que as mudas comecem a falar sadias e deem muitas flores!
Obrigado.