sábado, 10 de novembro de 2018

UM GRANDE REENCONTRO.

Hoje, sábado, 10/11/18, o destino de minha triciclada foi reencontrar um colega que há mais de 40 anos não nos víamos pessoalmente: Miguel Petrere Júnior, -- pra mim, simplesmente  Miguel. Êpa! Não é aquele lugar que apelidamos quando vamos fazer nossas necessidades!


 Fomos, juntamente com outros colegas originários de todas as regiões do Brasil, alunos do primeiro curso de pós-graduação em Ecologia, modalidade mestrado, realizado na Amazônia, em 1976
Uma das características pessoais do Miguel que mais me impressionou na época foi a sua formação até então. Fez licenciatura em filosofia e matemática! Como é que o cara queria fazer o mestrado em Ecologia? -- Perguntava, com meus botões. Pois bem, o Miguel hoje, 2018, é desde janeiro deste ano, " Professor Titular-Livre do Magistério Superior, Nível Único, para o Quadro Permanente de Pessoal da Universidade Federal do Pará, em Regime de 40 horas semanais com Dedicação Exclusiva, com lotação no Instituto de Ciências Biológicas", dentre diversos cargos docentes assumidos durante a sua vitoriosa trajetória. 
Lembro dele caminhando pelo campus do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, em Manaus, Amazonas, de chinelas e carregando uma bolsa -- não era mochila -- no ombro. Hoje ele lembrou que eu o procurei na época, pra saber se seria possível fazer uma equação matemática que relacionasse o número de flores com o tamanho da inflorescência do guaranazeiro, o qual, seria o objeto de minha tese. Outra coisa que me chamou a atenção naqueles felizes tempos é que ele era orientado por um dos meus mitos musicais: Paulo Vanzolini, zoologista de renome internacional, que também foi nosso professor no curso:
Agora, buscando ajuda pra minha memória no Professor Google, encontrei esta fotografia:
Infelizmente o Miguel não estava presente. Nem ele nem o colega Adelmar.
Ah, e para completar a alegria de hoje, o Miguel está completando 70 anos! Sim, 7.0!!!

Quantas vitórias!
Quantas alegrias!

Todas as imagens, com exceção das últimas três, são de minha autoria.
A da primeira turma de Mestrado de Ecologia do INPA foi capturada hoje, 10/11/18, 17:00 h, em:
http://ppginpa.eco.br/index.php/pt-br/?option=com_content&view=article&id=123:2016-01-12-16-46-36&catid=3:noticias 

2 comentários:

  1. Querido amigo Gondim
    Para mim foi uma IMENSA alegria a sua visita. Eu me lembro de você como o mais calado, o mais "low profile" de nossa saudosa turma de mestrado de 1976 do INPA.
    Hoje você está muito diferente, "high profile" falante, mas igualmente simpático e generoso.
    Pai de seis filhos, três adultos. O terceiro, Carlos Henrique, meu vizinho de corredor no prédio, quando o vi me lembrou muito você E pensar que ele, jornalista, é um dos editores do O Liberal, um dos mais importantes jornais da região Norte!
    Seja bem vindo recente amigo velho, temos muito que conversar
    Um grande abraço GRANDE Gondim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Miguel!
      Obrigado pelas palavras carinhosas e benevolentes!
      O sentido da Vida é este!
      Sim, hoje foi só o introito! Kkkk!!!
      Grande abraço!

      Excluir

Comente! Será uma grande alegria compartilhar seu comentário.