terça-feira, 2 de outubro de 2018

QUASE CHEGO LÁ!

01. Viaduto do Coqueiro. Ananindeua, Pará.
A triciclada de sábado, 29/09/18 foi uma das mais extensas e cansativas já feitas por mim. Primeiro, fui até o Centro Arquitetônico de Nazaré, CAN, fazer uma reza pra Santinha. Quase fui barrado na frente da basílica.
02. Triciclo Feliz em frente à Basílica de Nazaré.
Em seguida, fui trocar umas mudas por sementes de graviola mais adiante, na av. Magalhães Barata em frente ao Colégio Gentil. De lá, resolvi encarar a av. joão Paulo II e conhecer o mais novo prolongamento da mesma e quem sabe chegar até a Estrada da Providência, Ananindeua. Haja pedalar pelo meio fio da av. Magalhães Barata até a av. José Bonifácio. Alcancei enfim a av. J. Paulo II na altura da trav. Lomas Valentinas, pela ciclo via da av. Almirante Barroso. Pois bem. Quando alcancei a quase nova av. João Paulo II, reparei também que não tem ciclo faixa. A tensão é grande. Os veículos passam à toda. A atenção, portanto, é redobrada. Segui pelo meio fio até a "nova" av. João Paulo II. Procurei a tal da ciclo via e nada. Continuei na minha. É bom lembrar que estava na pista de saída, ou seja, centro - bairro, ou melhor ainda, sentido Belém - Ananindeua. Passei pela entrada do Parque Ambiental do Utinga.
03. Entrada do Parque do Utinga.
Fui em frente. Reparei que a calçada está impecável, inclusive com piso para deficientes visuais. Mas nada da ciclo via. Continuei. Reparei então que muitos ciclistas vinham pela pista de chegada da avenida e aparentemente em uma faixa exclusiva, ou seja, na ciclo via. Resolvi conferir e atravessar a avenida. Mas cadê que tinha retorno. Um gradil aramado, com mais de um metro de altura, impedia essa travessia.
04. Gradil que separa e isola as duas pistas da av. João Paulo II.
Segui em frente. Sol de quase meio dia. Atravessei uma ponte de treliça e segui sempre em frente.
05. Ponte de treliça na nova av. João Paulo II.
Nada de retorno. Mais uma outra ponte de concreto. Apareceu então um jardim no canteiro central.
06. Canteiro central ajardinado na nova av. João Paulo II.
-- Bom, pelo menos aqui está mais agradável de se ver. -- Pensei com meus pedais. Mais alguns metros e o retorno apareceu! Avistei um pequeno comércio, onde perguntei pra alguém, quanto tempo mais eu teria para alcançar a Pedreirinha, que é o final desta etapa da "nova" av. João Paulo II, próximo do viaduto do Coqueiro, que por sua vez dá acesso à estrada da Providência. -- Uns 2 quilômetros! -- Respondeu o cara.
07. Viaduto do Coqueiro, Ananindeua. 
Ai, e só aí, que fui perceber que a ciclo via desta altura da avenida está instalada na pista de entrada da cidade, ou seja, sentido Ananindeua - Belém. Nada mais normal e lógico. A área de proteção ambiental onde está incluso o Parque do Utinga ocupa toda a extensão desta avenida, logo depois que ela atravessa a av. Dr. Freitas, no sentido Belém - Ananindeua. Sendo assim, as habitações humanas ocupam o outro lado da pista. A ciclo via, portanto, serve especialmente aos moradores da área. Bem pensado, planejado e realizado.
08. Calçada (crianças brincando) e ao lado a ciclo via na nova av. João II.
Descansei um pouco, tomei uns goles de água, me lambuzei de protetor solar e decidi retornar! Cheguei em casa exausto. Quase 2 horas da tarde! 
Pedalei no total 25,64 km!!!

09. Mapa - imagem de satélite - do percurso total realizado. 25,64 km.
Com exceção das imagens 02 e 06, que são de minha autoria, as demais foram capturadas na internet, em diversos sites e horários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Será uma grande alegria compartilhar seu comentário.