sexta-feira, 26 de outubro de 2018

LIVRE PARA VIVER!!! OU, -- QUE NEGÓCIO É ESSE SÃO FRANCISCO DE ASSIS?






Finalmente hoje, 26/10/18, sexta-feira, pela manhã, exatos 22 dias depois de ser resgatada por mim, a Pombinha Chiquinha retornou à liberdade!  Fui deixá-la no mesmo local onde a encontrei: o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Belém, Pará. Demorou alguns minutos pra se decidir em sair da caixa-abrigo. Escalou as bordas e nela ficou um breve tempo, como se estivesse fazendo alongamento de asas e pernas. 

Esperou que eu me distraísse com o Urubulino, um jovem urubu que avistei próximo do lugar onde ela estava dentro do ambiente do Santuário e mais que de repente, bateu asas. 

Só a vi quando pousou em um telhado de uma casa do lado da av. Duque de Caxias, próximo do Santuário. Voltei à acompanhá-la e mais uma escala de voo ela fez . Agora em direção do telhado do Santuário onde já estavam pousados uma, duas, três pombas -- ou pombos. Finalmente encontrou a sua família! 

Confirmou assim a minha hipótese que era ali seu pombal, sua casa, seu nicho. Fiz mais alguns vídeos e imagens e voltei a atenção ao Urubulino. 
-- Putz! Que negócio é esse? No mesmo momento em que liberava a pombinha Chiquinha, me aparece uma ave catartiforme, o  Coragyps atratus, popularmente conhecido como urubu-de-cabeça-preta?! Meu Santo Chico Assis, que negócio é esse? 
Sem querer entender a coincidência do fato, reparei que o Urubulino era um jovem exemplar com penugens ainda ao redor do pescoço e próximas à cauda. Aproximei-me mais dele e ele começou a andar. Perna esquerda manca, idem asa esquerda. Não alçou voo, como eu esperava. Portanto, mostrava que não tava 100% bem fisicamente.Fiz algumas imagens e vídeos dele, mas nada de alçar voo. 

Dei uma última olhada em direção ao telhado do Santuário onde a Pombinha Chiquinha estava se "produzindo" para os seus e me mandei...

Todas as imagens, gifs e vídeos desta postagem foram realizados por mim.

2 comentários:

  1. Parabéns. Belo trabalho de apoio aos animais "balados" e pelo blog. Tenho uma consulta para ajudares. Encontre o um gatinho que foi atropelado e está com uma das patas quebradas (acho que a fratura consolidou errado). Onde posso leva-lo para fazer uma cirurgia reparadora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigado pelo comentário.
      Se moras na região metropolitana de Belém, sugiro ires no Hospital Veterinário Mário Dias Teixeira, que fica no campus Belém da Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA.

      Excluir

Comente! Será uma grande alegria compartilhar seu comentário.