A Chiquinha continua viva, porém, ainda está fraca. Não consegue ficar erecta, de pé. Desequilibra-se com facilidade. Fica solta de dia no chão da sacada mas não anda quase nada. Na aproximação de uma pessoa ela tem atitude de defesa, bica e estala as asas como um chicote. E arrulha (geme) também. Mas não dá sinal nenhum de querer voar, fugir, se mandar, enfim.
Peço ajuda. Aparentemente é um problema que envolve os órgãos de equilíbrio? Ou será neuromuscular? Definitivamente não foi um acidente de impacto, como se chocar com uma vidraça -- embora no local onde à resgatei, as paredes do Santuário de Fátima, são todas elas com amplas vidraças -- Aqui lembrei-me de um fato acontecido no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Manaus, onde os pássaros da capoeira ao redor do prédio do herbário, chocavam-se frequentemente com as vidraças que ocupavam quase 100% da parte superior das paredes.
Choque com veículos também é improvável.
Todos os seus sentidos estão aguçados. A visão especialmente.
Repito: peço ajuda aos agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas, biólogos, ornitólogos e especialistas em columbiformes!!!
Hoje completou 12+1 dias que ela foi resgatada.
Quero a Chiquinha livre pra voar!
Gondin, porque tu ñ levas ela na Ufra. Eles podem fazer um raio x nela e investigar outras doenças.
ResponderExcluirBoa ideia. Vou me informar.
ResponderExcluirValeu!