segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

"TEMOS ADULBO."

Já vi quase de tudo em termos de textos de placas, outdoors, banners, faixas, santinhos e outros materiais de propaganda pública que fulminam a língua pátria. Porém, a que eu vi hoje, 16/02/19, durante a minha triciclada, me chamou a atenção: 1.º) Pela primeira vez eu vi um erro na grafia desta palavra: Adubo: "Temos adulbo", fixada na fachada de uma aparente residência; 2.º) A infeliz coincidência de sua localização: Na travessa Enéas (Calandrini) Pinheiro -- pra quem não sabe, o fundador do Instituto Agronômico do Norte, IAN, nos idos de 1939, e, que depois de algumas mudanças nomenclaturais e estruturais recebeu o nome de EMBRAPA Amazônia Oriental. 
-- O saudoso professor de Heveicultura -- Cultivo de Seringueiras -- Dr. Eurico Pinheiro seria seu descendente? Fato a conferir.
Essa travessa inicia-se exatamente no portão de entrada da EMBRAPA. E mais. Essa artéria é uma das rotas pioneiras para se chegar à UFRA, a Universidade Federal Rural da Amazônia, que por sua fez originou-se da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, FCAP, que por sua vez originou-se da Escola de Agronomia da Amazônia, E.A.A., e que era ligada originalmente ao IAN. Nesse mesmo quarteirão moraram diversos grandiosos professores da E.A.A./FCAP/UFRA. 
 
 
Lembro também que por lá transitava a única linha de ônibus de então, que levava os alunos da E.A.A./FCAP até o prédio central da mesma. Não existia ainda a av. Perimetral e os ônibus, por isso, circulavam por dentro da área da EMBRAPA. Quantas (meras) coincidências!!!!
A placa "Temos adulbo", enfim, foi mero pretexto pra eu relembrar alguns fatos da minha vida de estudante de agronomia nos idos de 1970!
(*) Somente as duas primeiras imagens são de minha autoria, as demais foram capturadas na internet. 
Site: https://www.researchgate.net/figure/Fachada-do-Predio-Principal-em-1940-por-ocasiao-da-inauguracao-pelo-presidente-Getulio_fig2_315378749
(**) Desculpem meus eventuais deslizes no português.  Meu editor de textos é "índio" e eu sou um descendente Maué...

2 comentários:

  1. Bom Dia, Amigo ! Meu comentário é acrescentar :- O nome Original da Trav. Enéas Pinheiro, era Itororó e, como maioria, a partir de São Braz, tem o nome de locais ou Batalhas do Paraguai. Jutai, Curuzu, Chaco, Humaità, Vileta, Timbó, Mauriti, Angustura, Lomas Valentinas, Itororó e Perebebui. Também, não sei se Você lembra. O IAN - Instituto Agronômico do Norte e IPEAN - Instituto de Pesquisas Agronômicas e Pecuárias do Norte, ambos do Ministério da Agricultura e antes de ser EMBRAPA - Amazônia Oriental, que se transformou em Empresa Semi -Estatal. Outro assunto é a Antiga EAA. Segundo informação do Prof. Libonati, o Curso de Agronomia, funcionava em um Prédio Antigo, na Almirante Barroso, agora modificado do Atual Visconde de Souza Franco. O Estado pediu o prédio e o Curso passou a funcionar no IAN, até ser
    construido o Prédio Central, atual.(Comentário de d. Lourdes Feio, amiga da UFRA, minha contemporânea)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Muito bem lembrado! Lembro agora o nome da linha de ônibus: Tamoios. Era um verdadeiro tur pela cidade de Belém.. Desde a Cidade Velha até a EAA, ops! FCAP, ops! UFRA!!!

      Excluir

Comente! Será uma grande alegria compartilhar seu comentário.