quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

A pombinha Conceição e os Taperebás da Marquês


 

Em minha triciclada de hoje, 08/12/2022, Dia de N.ª S.ª da Conceição, desfrutei de dois fatos: 1.º) Antes de saír do prédio onde moro, presenciei um delicado fato no térreo, próximo à rampa de entrada/saída: Uma pombinha (Columba livia) parada ao pé da parede, quase imóvel. Me aproximei e ela não se mexeu. Algo estranho estava acontecendo com ela, pensei. Avaliei a situação e resolvi saír. Na volta, se ela ainda estivesse por lá eu iria resgatá-la, ver o que ela tinha e tentar cuidar dela. Assim foi feito. À examinei com cuidado e vi que ela está com um pequeno ferimento na base da asa esquerda, o que certamente está impedindo de alçar vôo. À instalei em uma gaiola, coloquei um pouco de água, uns grãos de milho e um pequeno pedaço de pão molhado para sua alimentação. Antes, porém, passei um pouco de pomada colagenase no ferimento. Ela aparentemente está calma. A gaiola está instalada na parede do fundo de minha vaga na garagem para permanente observação. Em homenagem à data, levou o nome de Pombinha Conceição.






2.º) Os taperebazeiros (Spondias lutea L.) começaram a lançar seus deliciosos frutos no canteiro da ciclo via da Av. Marquês de Herval, Belém, Pará. Parei o triciclo e colhi alguns deles recém caídos. No caminho me deliciei com eles.










3 comentários:

  1. Boa noite Gondim
    Meus parabéns por seu gesto com a pombinha!!!
    E é verdade, o taperebá (ele e a seriguela são subespécie?) é uma delícia!
    Na frente do meu prédio onde mora seu filho tem um pé que foi acometido por uma praga de homópteros, foi muito podado e desde então não deu mais frutos

    Boa noite do seu amigo Miguel Petrere.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu amigo!
      Esta é a segunda pombinha que me deparo... Veja está que encontrei em 2018:


      http://triciclofelizgondim.blogspot.com/2018/10/livre-para-viver-ou-que-negocio-e-esse.html

      Quanto aos taperebás, eu aprendi que o seu nome científico era Spondias lutea. Agora, antes de escrever pesquisei o nome científico ( mudam bastante, né?) e encontrei esse. São 2 espécies diferentes.
      Finalmente, à que filho meu te referes?
      O que morava no Santa M. De Belém, o Henrique, mudou-se faz tempo(e casou outras tantas...
      É isso aí!
      Grande Abraço.
      Obrigado,
      C. Gondim.

      Excluir
  2. Detalhe: Me refiro aos nomes vulgares. Taperebá, cajá, siriguela são alguns deles...

    ResponderExcluir

Comente! Será uma grande alegria compartilhar seu comentário.