terça-feira, 1 de outubro de 2019

QUANDO A VONTADE POPULAR PREVALECE!

Na ciclo via da av. Duque de Caxias, Belém, Pará, existem diversas espécies de plantas que formam a arborização do canteiro central, fornecendo sombra e algumas delas, frutos, como mangas, açaí, noni, acerola, dentre outras. Nas proximidades das travessas Alferes Costa, Pirajá e adjacências, predominam os açaizeiros, que formam pequenos túneis margeando a ciclo via dali. Hoje, 30/09/19, pela manhã, durante a minha triciclada, presenciei uma coisa interessante e curiosa: Mudas de coqueiros plantadas onde as plantas de açaizeiro tinham morrido... 

Fiquei pensando: -- Por que o cara não replantou açaizeiro? Analisei e me alegrou uma conclusão que me pareceu óbvia, pelo menos para mim: -- A vontade popular prevaleceu! Se tivessem sido replantadas pela Prefeitura, certamente teriam escolhido o açaizeiro! -- Concluí.
 Algumas avenidas de Belém demonstram muito bem nítido isto. É só ver na av. Marquês de Herval, na av. 25 de Setembro (av. R. Maiorana) onde os canteiros centrais estão cheios de mangueiras, taperebazeiros, cacaueiros, abacateiros, açaizeiros e muitas outras espécies, certamente todas de domínio público local. Agora, só não entendi a opção por coqueiro, já que o açaizeiro é típico do Pará. Será que prevaleceu aquele ditado: "Sombra e água fresca!!!"
(*) Todas as imagens e vídeos são de minha autoria, com exceção da imagem n.º 01 que foi capturada em:
https://www.google.com/search?q=ciclo+via+da+duque+de+caxias&sxsrf=ACYBGNSUzU6uOL-CI0ZQpzOMWjUUG4rmMw:1569938483502&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjJj4PNnPvkAhUNGrkGHdzEBugQ_AUIFCgD&biw=1350&bih=608#imgrc=XvaFOaqSBrR26M:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Será uma grande alegria compartilhar seu comentário.